O caminho mais fácil para a maioria das pessoas é usar um conjunto de CDs da Debian. Se tiver um conjunto de CDs se se sua máquina suportar a inicialização diretamente através de CD, ótimo! Simplesmente configure o sistema para inicializar através de uma unidade de CD como descrito em Seção 3.6.2, “Seleção do Dispositivo de Inicialização”, insira seu CD, reinicie e prossiga até o próximo capítulo.
Note que algumas unidades de CD podem requerer controladores especiais e assim estarão inacessíveis nos primeiros estágios da instalação. Caso o método padrão de inicializar através de um CD não funcionar para seu hardware, revisite este capítulo e leia sobre kernels alternativos e métodos de instalação que podem funcionar para você.
Até mesmo se não puder inicializa a partir de um CD-ROM, você provavelmente poderá instalar o sistema Debian e seus componentes e qualquer pacote que procura pelo CD-ROM. simplesmente inicialize usando outra mídia, como disquetes. Quando chegar a hora de instalar o sistema operacional, sistema básico e quaisquer pacotes adicionais, aponte o sistema de instalação para a unidade de CD-ROM.
Se tiver problemas durante a inicialização, veja Seção 5.3, “Problemas e Processo de Instalação”.
Para iniciar o programa de instalação através do disco rígido, você primeiro deverá baixar e gravar os arquivos descritos em Seção 4.5, “Preparando Arquivos para a Inicialização através do Disco Rígido”.
Se tem a intenção e usar um disco rígido somente para a inicialização e então baixar o resto através da rede, você deve baixar o arquivo netboot/debian-installer/i386/initrd.gz e seu kernel correspondente. Isto lhe permitirá reparticionar o disco rígido de onde iniciou a instalação, no entanto, você deverá fazer isto com cuidado.
Alternativamente, se tiver a intenção de manter uma partição existente no disco rígido inalterada durante a instalação, você poderá baixar o arquivo hd-media/initrd.gz e seu kernel, assim como copiar um CD iso nesta unidade (tenha certeza que o arquivo finaliza em ".iso"). O programa de instalação poderá então inicializar a partir do disco e ser instalado através da imagem de CD, sem precisar da rede.
Para o LILO, você precisará configurar duas coisas essenciais no /etc/lilo.conf:
para carregar o instalador initrd.gz durante a inicialização;
fazer o kernel vmlinuz usar este disco RAM como partição raíz.
Aqui está um exemplo do /etc/lilo.conf:
image=/boot/newinstall/vmlinuz
label=newinstall
initrd=/boot/newinstall/initrd.gz
root=/dev/ram0
append="devfs=mount,dall ramdisk_size=12000"
|
Para mais detalhes, veja as páginas de manual do initrd(4) e do lilo.conf(5). Agora execute o lilo e reinicie.
O procedimento para fazer o mesmo com o GRUB é parecido. Localize o arquivo menu.lst no diretório /boot/grub/ (algumas vezes em /boot/boot/grub/), e adicione as seguintes linhas:
title Nova Instalação kernel (hd0,0)/boot/newinstall/vmlinuz root=/dev/ram devfs=mount,dall ramdisk_size=17000 initrd (hd0,0)/boot/newinstall/initrd.gz |
e reinicie. Caso a inicialização falhe, tente adicionar devfs=mount,dall a linha do “kernel”.
Note que o valor de ramdisk_size pode precisa ser ajustado para o tamanho da imagem do initrd. De agora em diante, não deverá existir diferenças entre o GRUB ou LILO.
Nós iremos assumir que preparou tudo de Seção 3.6.2, “Seleção do Dispositivo de Inicialização” e Seção 4.4, “Preparando os Arquivos para a Inicialização usando o Memory Stick USB”. Agora apenas ligue sua memory stick USB em algum conector USB livre e reinicie o computador. O sistema deverá inicializar e você verá o aviso de boot:. Lá você poderá entrar com argumentos opcionais de partida ou apenas teclar Enter.
Caso seu computador não suporte a inicialização através de dispositivos de memória USB, ainda será possível usar um disquete simples para a partida inicial e então usar o USB. Inicialize em seu sistema como descrito em Seção 5.1.4, “Inicialização Através de Disquetes”; o kernel em seu disquete de partida deverá detectar sua memória USB stick automaticamente. Então quando perguntado pelo disquete raíz, simplesmente tecle Enter. Você deverá ver o debian-installer iniciando.
Você terá que copiar as imagens de disquetes que precisa e as criadas como é mostrado em Seção 4.3, “Criando disquetes a partir de imagens de Disco”.
Para inicializar a partir de um disquete de instalação, coloque o disquete na unidade de disquetes primária, desligue o seu sistema (da forma que deve ser feita) então ligue-o.
Para fazer a instalação a partir de uma unidade LS-120 (versão ATAPI), com um conjunto de disquetes, você precisará especificar uma localização virtual para o dispositivo de disquetes. Isto é feito com o argumento de inicialização root=, apontando para o dispositivo ide que será mapeado. Por exemplo, se sua unidade LS-120 estiver conectada como primeiro dispositivo IDE (master) no segundo cabo, você deverá entrar com linux root=/dev/hdc no aviso de inicialização. A instalação a partir do LS-120 é somente suportada por kernels da versão 2.4 e superiores.
Note que em algumas máquinas, as teclas Control-Alt-Delete não reiniciam de forma adequada sua máquina, desta forma é recomendável um "hard" reboot. Caso estiver instalando a partir de um sistema operacional existente (e.g. de um sistema DOS) você não terá escolha. Caso contrário, faça uma reinicialização rígida quando inicializar (reset).
A unidade de disquetes será acessada, e você verá uma tela que é uma introdução ao disquete de recuperação e finaliza com a linha boot:.
Assim que pressionar a tecla Enter, você deverá ver a mensagem Loading..., seguido de Uncompressing Linux..., e então uma tela cheia de informações sobre o hardware encontrado em seu sistema. Mais informações sobre esta fase do processo de inicialização pode ser encontrada mais abaixo em Seção 5.3.3, “Interpretando as Mensagens de Inicialização do Kernel”.
Após inicializar a partir do disquete de inicialização, o disquete raíz será solicitado. Insira o disquete raíz e pressione a tecla Enter, e seu conteúdo será carregado para a memória. O programa de instalação debian-installer será automaticamente carregado.
A inicialização através da rede requer que você tenha uma conexão de rede e um servidor de inicialização TFTP (DHCP, RARP ou BOOTP).
O método de instalação para suportar a inicialização é descrito em Seção 4.6, “Preparando os arquivos para inicialização via rede usando TFTP”.
Existem vários métodos de inicializar através de TFTP na plataforma i386
É possível que sua placa de rede ou placa mãe tenha o recurso de inicialização através do PXE. Esta é uma reimplementação da Intel™ da inicialização usando o protocolo TFTP. Se tiver, você poderá ser capaz de configurar sua BIOS para inicializar através da rede.
Pode ser que sua placa de rede tenha a funcionalidade de inicializar via TFTP.
O projeto etherboot oferece disquete de partida e até mesmo ROMS de inicialização que fornecem suporte de inicialização usando o protocolo TFTP.
Quando o programa de instalação foi iniciado, você verá o aviso de boot boot:. Você poderá fazer duas coisas no aviso de boot:: Pressionar as teclas de função de F1 até F10 para ver as páginas que contém informações úteis ou pressionar Enter para iniciar o sistema.
Informações sobre que parâmetros de inicialização podem ser úteis, são encontradas pressionando-se as teclas F3 até F7. Se adicionar qualquer parâmetro na linha de boot, tenha certeza de digitar o método de inicialização (o padrão é linux) e um espaço separando-o do segundo parâmetro (e.g.,linux floppy=thinkpad). Se simplesmente pressionar Enter, é a mesma coisa que digitar linux sem qualquer parâmetro especial.
Alguns sistemas tem os disquetes com "DCLs invertidas". Caso obter erros de leitura a partir do disquete, até mesmo sabendo que o disquete está em bom estado, tente o parâmetro floppy=thinkpad.
Em alguns sistemas, tal como o IBM PS/1 ou ValuePoint (que tem controladores de disco ST-506), a unidade IDE poderá não ser corretamente reconhecida. Novamente, tente primeiro a inicialização sem parâmetros e veja se a unidade IDE é reconhecida adequadamente. Caso não seja, determine a geometria de sua unidade (cilindros, cabeças e setores), e use o parâmetro hd=cilindros,cabeças,setores.
Caso tenha uma máquina muito antiga e o kernel trava após mostrar a mensagem Checking 'hlt' instruction..., então você deverá tentar usar o argumento de inicialização no-hlt, que desativa este teste.
Caso sua tela comece a mostrar uma foto distorcida enquanto o kernel inicia, eg. totalmente branca, totalmente preta ou alguma bagunça colorida, seu sistema poderá ter uma placa de video problemática que não muda para o modo frame buffer de forma adequada. Então você poderá usar o argumento de inicialização debian-installer/framebuffer=false ou video=vga16:off para desativar o console frame buffer. Somente o idioma inglês estará disponível devido a características limitadas do console. Veja Seção 5.2, “Parâmetros de Inicialização” para detalhes.
Alguns modelos de notebooks produzidos pela Dell são conhecidos por travar quando a detecção de dispositivos PCMCIA tenta acessar algum endereço de hardware. Outros notebooks podem mostrar problemas parecidos. Se este problema acontecer com você e não precisar do suporte a PCMCIA durante a instalação, você poderá desativar o PCMCIA usando o parâmetro de inicialização hw-detect/start_pcmcia=false. Você pode então configurar o PCMCIA após a instalação ser completada e excluir a faixa de recursos que está causando o problema.
Alternativamente você pode iniciar o programa de instalação no modo avançado. O programa de instalação lhe solicitará para entrar com as opções de faixa de recursos de seu hardware. Por exemplo, se tiver um dos modelos de notebooks Dell mencionados acima, você poderá entrar com o parâmetro exclude port 0x800-0x8ff. Existe uma lista de opções de faixa no link System resource settings section of the PCMCIA HOWTO. Note que você terá que omitir as vírgulas, se existirem, quando passar um valor para o programa de instalação.
O kernel normalmente tenta instalar os módulos USB e o controlador de teclado USB para suportar padrões USB não padrões. No entanto, existem alguns sistemas USB defeituosos onde o driver trava no momento que é carregado. Uma solução possível pode ser desativando o controlador USB no setup de sua placa mãe. Outra solução é passar o parâmetro debian-installer/probe/usb=false no aviso de boot, que impedirá que os módulos sejam carregados.